17 de janeiro de 2011

A amizade e o castelo


Amizade se compra? Pode ser feita em rascunho de papel? Podemos realmente escolhê-la? Podemos apagá-las? Podemos prever o sentimento que irá nascer dela? Talvez pudesse dizer que sim e que não. Mas daquelas na qual escolhemos como devem ser, inevitavelmente não sairá dos planos, ficará ali persistindo e relutando pra nascer. Viram castelos de areia. Com uma onda forte se desfaz!
As amizades que fazem parte de minha história não tomaram esse rumo da escolha. Aquelas que se tornaram castelos de areia, hoje não existem mais. Apenas fazem parte do grande chão de areia, aguardando outrem construí-la e assim mais uma vez retornar ao chão.
Tive a oportunidade de não escolher! E essa foi a maior conquista que tive. Tive a oportunidade de não escolher: dar boas gargalhadas e sentir a amizade insubstituível de Camila. Sentir que posso contar com alguém em qualquer momento; de sentir a sensibilidade e o carinho de Brunna; de viajar no sentimental de Lydia e ver que nem tudo é tão duro e severo na vida; de acalmar na neutralidade de Marta e aceitar o diferente, de sentir a meiguice de Cida e aprender a ser menos rígido, duro; de brigar muito com Rosejane , no final saber pedir desculpas e perceber que no fundo éramos iguais.
Esse sim foi o meu castelo, construído em bases sólidas de amizade, companheirismo, amor, dedicação e compreensão. Confesso que teve momentos em que não aceite que aqueles que habitavam, habitassem outros castelos. Egoísmo de minha parte! Sentimentos tão nobres têm que ser compartilhados, e por si só, são inesgotáveis. Então percebi que nós fazemos parte de outras moradias, vários outros castelos, sejam eles de areia, sejam eles de amizade!

2 comentários:

  1. Castelo de areia? Esse é o castelo mais comuns nas amizades encontradas pela vida. Mas, nenhuma, digo, nenhuma amizade é igual às minhas amizades do ensino médio, aquelas que são o meu castelo com uma base sólida, que nenhum vento ou nenhuma onda derruba, que se eu disser socorro os terei ao meu lado, ma fazendo levantar e mostrando-me que a vida é bem mais.
    Amo cada um de forma única e inesquecível.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. cada amigo traz algo de precioso pra mim também...
    cada um do seu jeito..

    ResponderExcluir